7.11.08

Happy Go Lucky

Aqui os jornais diários sao ao pontapé, e permitem-te ler assim uns 5 ou 6 horóscopos diários, todos diferentes. Hoje, todos acertavam comigo... de manha, apanhei um que me dizia: "se uma pessoa especial ocupa os teus pensamentos, porque nao lhe telefonas?". Nao tinha dinheiro para ligar - so recebo na segunda-feira -, por isso escrevi um mail, uma mensagem de amor e saudade na qual me esventro e aceito o que tiver de ser para fazer bem a uma pessoa que adoro, e nao mal.
Amo-te muito, meu catalao-basco louquito, morro de saudades. Tenta compreender...
há momentos, e tu assim o praticas, em que temos de trilhar um caminho próprio, e por vezes solitário. Quem me dera que o meu fosse neste momento combinável com o teu... espero e quero que assim seja o mais cedo possivel, se também o quiseres, e se e quando se proporcionar. E pronto, tentemos ser felizes por agora com o que somos e temos, e nao negar o carinho que nos une para lá de todas as distancias. Já resistimos a tanto...
O aniversário que aqui nao comemorei, nem assinalei - mas que em Lisboa parece que juntou umas pessoas queridas, lol - fez-me pensar, avaliar percurso recente...
Penso que a minha descoberta fundamental foi a da importancia de viver com garra e alegria, e com essa força única enfrentar as infelicidades da vida; aceitar, para superar, os nossos medos, as nossas próprias incapacidades, aprender a modéstia necessária para aprender com os erros, porque isso nos é útil e instrumento possível na luta, voluntária, para sermos cada vez melhores pessoas.
Atitudes que fazem a diferença, entre felicidade e simulacro de vida.
Na política, nas relaçoes pessoais, em tudo o que fazemos e projectamos, a força de vontade é a única defesa que temos contra o acaso, a efemeridade e o azar indiscriminado da (nossa) vida. Porque esses nao podemos controlar, e todas as vidas os vivem também.
A alegria, essa, é a esperança sem a qual nao existe auto-estima, porque mesmo havendo pelo que lutar, nao há energia para o fazer, porque nao estamos capazes de o fazer POR NÓS mesmos, mesmo quando o fazemos pelos outros. A alegria chama alegria, a sua energia a energia, como o jardim chama as abelhas (cultiva o teu) e a noite chama o dia.
Uma pessoa fundamental para mim diz-me desde sempre que sou demasiado auto-centrado. E era verdade. Mais, penso que na minha emigraçao actual, me foi preciso agravá-lo, auto-centrar-me ainda mais, e bruscamente, focar-me em mim e num caminho meu e para mim, para tornar possível abrir-me aos outros, e a outras formas de viver a vida e o momento, como nunca tive capacidade de o fazer antes. A minha contradiçao é sempre ter sido, realmente, muito auto-centrado ao mesmo tempo que hiper-dedicado aos outros. Generoso, dizia-me a mesma pessoa, e também acredito. Mas vivi essa forma particular de egoísmo ou autismo, porque vivia um combate permanente com a minha auto-estima, essa é a minha estória, a minha força e fraqueza de sempre, motor de paixao e entrega, ao mesmo tempo que, noutros momentos, obstáculo e infelicidade.
Há quem me conheça inteiro e todo. Eu, hoje, sei quem sou, e sinto-me inteiro. O meu passado e o meu presente pertencem à mesma pessoa, e no futuro penso menos, porque a vida é hoje, quando muito amanha, e depois nao sabemos, porque somos simplesmente humanos, e de facto é bom pensar, até pensar demais, mas nao permitir que o ganho de consciencia consequente nos impeça de viver, antes te-lo como aliado e chama.
A vida nao perdoa. Ela nao nos dá tempo para sermos infelizes. Apenas o tempo, o tempo exacto e justo, para que tentemos o contrário.
Tantos anos, já, e sobretudo tao ricos e auto-capacitantes, em que fui tentando ter uma intervençao social e política, e percebo hoje que me faltava saber o que queria para mim, intervir em mim, intervir por mim também, sem me anular na luta pelos outros ou pelo conjunto do "nós". Faltava-me, até, querer para mim o que quer que fosse. Hoje, sei o que quero agora. Sinto-me focado e disciplinado. Capaz. Em controle do que me está ao alcance controlar. Sinto-me amado e amo. Tenho saudades imensas de tantas pessoas, tal como é tao bom reencontrar outras ou devagarinho ir-me reaproximando da vida de outras que continuo a estimar apesar de fisicamente nos termos afastado... sinto hoje tal alegria e vontade de viver, e de o fazer nos meus termos, que sinto este estado como um privilégio raro nesta sociedade predadora e depredadora em que vivemos, como um marco novo na minha vida, o factor essencial que nao me permite sentir-me realmente longe de ninguém que estimo, mas pelo contrário sinto-me perto, muito perto, de todas as pessoas que estimo e admiro, aquelas com que vou estando hoje, aquelas que quero reencontrar amanha, e sei que assim faremos assim que nos for possível. Estamos no mesmo mundo :), e as prioridades sao mutantes, e os caminhos cruzam-se, sobretudo quando queremos cruzá-los, mesmo que nao o possamos fazer de imediato.
Assim faremos, porque o queremos, porque nos queremos, e porque nao fui só eu que aprendi... sei que aprendemos tod@s. :)
Chegado aqui ao locutorio onde escrevo, outro jornal diário gratuito, e outro horóscopo. Rio-me e revejo-me: "Sentes-te estupendo, e essa é a melhor e a mais importante premissa de todas". Pois é.