27.3.06

Dúvidas existenciais e pânico avaliativo

Com demasiada frequência, quando me ocorre a mera ideia de haver pessoal da minha escola a visitar este blog - bem, professores será o cúmulo, porque raio é que lhes mandei o link? - quase que me arrependo. De vergonha, entendem? Quando ouço, por exemplo, o solo desta música de 2005 - AND YET I DOUBT - e percebo a sua insipidez, e como o tema não sai dos mesmos acordes iniciais e repete até ao fim a mesma ideia sem surpresas, percebo que estou aqui a expôr tudo o que não sei tocar. A limitação de compôr sem saber compôr... Quase que apetece parar de postar e não me expôr mais ao ridículo. Depois penso, que se dane, importa é que respondo à pulsão, e que isso me diverte e me apazigua... e que cada um faz aquilo que pode e a mais não é obrigado. Eu não sei avaliar o que pensaria desta música se ela não tivesse partido de mim. Como assim foi, resta-me admitir que não tenho arbítrio, mas que ouvir o que fiz me dá muito gozo...
Ainda assim, não posso evitar a tentação da vergonha. Diz-me uma professora minha, a Paula Sousa, pianista reconhecida, que esse sentimento nunca desaparece, que ela própria vai cheia de medo e em crise de auto-confiança sempre que sobe a um palco, e que a única forma de responder a isso é com "muito trabalhinho", para que se esteja preparad@... Bem, talvez... eu tenho tentado "trabalhar muito", porque após tantos tombos e direcções erráticas, tenho a convicção absoluta de que está aqui, na música, o que quero fazer, com toda a dedicação e vontade. E porque estou consciente - lá está - de que para ser músico e vir a tocar e a compôr como realmente quero, tenho que estudar, estudar, estudar... Mas estudar música é muito caro, exige muito tempo, e o resto da vida não pára, e exige-nos, e mais tarde ou mais cedo eu vou ter que trabalhar mas é para comer, e receio que a minha escolha final pela música tenho sido tardia para que venha a ter hipótese de fazer dela vida.
Este nervosismo deve estar relacionado com o facto de estarem aí à porta as duas semanas de exames do fim do segundo período. Vou ser avaliado na guitarra e no piano, em formação musical, treino auditivo, e numa cadeira de harmonia e improvisação que, felizmente, para já é apenas teórica... quando penso que estou a gastar no estudo quase todos os meus recursos, a ponto de não ter dinheiro para tabaco e ter que fazer mil malabarismos para o ter para continuar a alimentar-me... chumbar não é uma alternativa viável. Ui, que medo, tenho impressão de que vou entrar em quarentena musical nos próximos tempos... Vou estudar e não estou para ninguém :)