18.3.06

Blaxploitation, Fritz the Cat, Peanuts e Marsalis


Na senda de explorar as origens de algumas referências jazz-funk, Fritz The Cat é um filme indispensável. Lembro-me de ficar siderado a primeira vez que o vi, e de ficar anos obcecado pela banda sonora até ter conseguido apanhá-la. Foi sobretudo esta que me "agarrou", mas o filme é uma longa-metragem de animação genial e desencantada sobre a América dos 60´s, passe o sexismo exacerbado de Crumb, o autor das personagens e argumentista.
As samples que vos deixo não dispensam ir atrás do conjunto do disco, são uma muito pequena amostra:
Black Talk ;
Fritz the Cat ; Mamblues .

Mas determinante para mim foi o universo Peanuts - foi com ele que comecei a escutar Jazz, tinha ainda palmo e meio, mas só vim a reconhecê-lo - o Jazz - anos depois.
Charlie Brown Theme ; Linus & Lucy . Digam lá isto se isto não bate a merda dos Dragonballs e a porcaria que se serve aos putos na TV de hoje?
Aparentemente tenho isto em comum com a genial a família Marsalis, que por referência aos mesmos desenhos animados fez um dos meus discos de bolso: Branford, Winton e Ellis Marsalis, Marsalis Trio, em "Joe Cool's Blues". Este disco é talvez mais acessível que qualquer dos outros, e também merece ser perseguido - mais uma vez as amostras que deixo fazem pequena justiça ao disco e aos temas. É uma delícia :) -
Charlie Brown ; Little Birdie ; Buggy Ride ; Linus & Lucy

Referência mais recente, mas nada menor, é o universo dos Blaxploitation Movies, mais uma vez o cinema e a música aliados, o Black Power movement - com as suas vitórias e as suas tragédias - reflectido numa visibilidade militante em inúmeros filmes - "série B" q.b. - mas também em muito boa música :) Ça me fascine encore, quoi!