13.10.08

Barcelona

Barcelona é a surpresa de redescobrir o prazer da intervençao, o da politica em ponto pequeno, a que se faz nas ruas e sem grandes máquinas partidárias, Barcelona é poluiçao e a repressao policial que nos diz que nao so nao podemos beber na rua como estar sentados no passeio, que multa as prostitutas porque também estao na rua, que deixa manifestar fachos enquanto agride manifs antifascistas. Barcelona é uma movida cultural e politica ímpar, Barcelona é dos bairros e vizinhos em luta contra a especulaçao que os quer expulsar da cidade, Barcelona é dos imigrantes, das casas ocupadas, da mistura incrível de gentes diferentes, Barcelona é de causas, da musica, do teatro, da agitaçao, dos mil e uns espaços alternativos da noite e também de dia. Barcelona ensina-me catalao e a voltar a saber gozar a vida e a intervençao. Sinto-me bem aqui, estou feliz, a reencontrar o prazer da politica, da movida, do envolvimento, das pessoas fixes e do convívio, de um progressismo e uma consciência social e politica mágicos, do trabalho precário mas em abundancia mesmo com a crise. Sei que esta semana encontro trabalho, mas de qualquer forma nao stresso, nao me preocupo, porque me sinto solto :), capacitado, reiventado, estupidamente relaxado e calmo apesar de estar a fazer um milhao de coisas.
Barcelona é tanto que realmente, pelo menos nesta fase, nao poderia ficar aqui a viver, lol. Continuo a querer estudar. Aqui, perdia-me...
Aqui aprendo também o verdadeiro sentido da palavra saudade. Sinto falta de tanta gente, família e amig@s, penso particularmente naqueles/as cuja vida nao anda fácil aí em Portugal, ou a quem a vida pregou partidas ultimamente, penso no pauet, de quem estou cada vez mais perto :), penso muito em todas as pessoas que adoro, nos poucos intervalos que tenho de pensar em mim aqui neste realidade, neste aqui e agora em que quero e tenho de safar-me, trabalhar, sustentar-me, voltar aos estudos de musica o mais breve possivel, sabendo que a minha decisao de deixar Portugal foi proporcionalmente acertada relativamente ao bem que já me sinto e ao ânimo que já recuperei para tudo. Sinto-me a crescer, a aprender, a ser capaz de desdramatizar e seguir em frente, de improvisar, de ver a vida, o amor, tudo com um olhar mais relaxado, de ser feliz sem que as adversidades da vida o possam contrariar.
Espero nao vir a ser mais um dos que vieram aqui passar um mês e acabaram por ficar anos :), é que Barna engancha, eh... diz-se mesmo Barcelona = Carcelona...
Enfim, está a saber-me muito bem, está a fazer-me muito bem, mas penso ficar pouco tempo :)
Uma coisa é certa: esta cidade é sempre a abrir :), mexe comigo, já me impactou e transformou. Aqui, sinto-me a cem :) e no todo das minhas capacidades. Aqui, vive-se!