17.9.08

La Taula de Torre Trencada

Mato, muros de pedra, mais mato e mais mato,bosques e mato (lembras-te do maquis na Córsega, joao? tal e qual :), e de repente, ao dobrar a esquina de uma rocha, o choque desta visao:

Nao espanta que Menorca seja a ilha de todas as mitologias, de duendes a bruxas, aos mitos da sua origem como ilha de gigantes. Torre Trencada é uma das inumeras estaçoes arqueológicas de poblados e cuevas do neolítico. Esta foi habitada até à Idade Média e atravessou todas as épocas e presenças - cartagineses, fenícios, egípcios, romanos, árabes, normandos - aqui basta passear pelocampo para se encontrarem pedaços de ceramica e outros vestigios arqueológicos de todos estes povos, tropeça-se neles sem esforço. Ainda hoje há cuevas escavadas nas montanhas que continuam habitadas, algumas delas foram até reaproveitadas como casas. A Taula, esta espécie de menir com uma grande pedra horizontal sobre outra vertical, ainda hoje se discute para que servia, só nao sendo discutivel que se tratou de um lugar de culto e que data do neolitico. De mesa de gigantes a local de sacrificio, de centro astrológico a lugar de bruxarias, as historias sao inumeras e cada uma mais fantastica do que a precedente. Esta é das mais pequeninas, e a maior, a de Torralba, ainda nao visitei. Quero ir,porque é a que mais mitos tem associados. Toda esta magia está de facto aqui em Menorca, se estivermos abertos para senti-la. E pessoalmente, eu estou a viver uma outra em toda esta viagem: de fortalecimento pessoal, de bem-estar, de autosuficiência, de capacidade de improviso, uma alegria e uma força que sao minhas mas que nao me conheci nos ultimos anos. Acho que no fundo, é por isso que aqui estou, para sobrepor vida a infelicidades que vivi este ano e em 2006, para voltar a obter poder sobre mim e as minhas escolhas, para me renovar, para abrir possibilidades, para me voltar a ser e re-olhar a vida e tudo com outros olhos. Sim, alegria. Sim, um sorriso perante todas as adversidades. Sim, começo a perceber porque estou aqui. Sim, sei porque quero para ja continuar fora de Portugal, apesar das saudades de tantos e tantas. Esta noite, sonhei convosco e despertei feliz,com a sensaçao de termos estado juntos :)

O interior destas cuevas de pedra construídas pelos talaiotes, os primeiros habitantes de Menorca:



Nao, o vin nao está a mijar sobre a taula.

Nem mais, nem menos: sao sepulturas antropomorficas cavadas na rocha:


Reparem no arco central desta casa: