28.9.08

Cala Blanca

A rocha e o mar na zona onde estive a trabalhar, terreno perigoso, sobretudo à noite, em que o piso rochoso de repente e sem aviso se abre em buracos dignos de um queijo gruyére, por vezes de fundo tao a perder de vista que se adivinham grutas imensas por debaixo dos nossos pés, outras vezes abrindo-se directamente sobre o mar... mas mesmo quando nao há grande perigo, é demasiado fácil por aqui dar um passo em falso e partir alguma coisa... andar sobre estas rochas é para fazer com ponderaçao e algum equilíbrio.

Expressao mais assustadora desta miriade de buracos e aberturas na rocha, sao os bufadors, poços naturais de dezenas de metros de profundidade que abrem tao a pique sobre o mar que quando os ventos da tramuntana lançam as águas de frente sobre a costa, provocam uma deslocaçao de ar capaz de atirar ao ar uma pedra de 200 quilos... a força do fenómeno, e o ruído que provoca, é tao impressionante, que a estes poços correspondem abundantes mitos do bafo de dragoes adormecidos nas profundezas...




Dois exemplos de como apesar da agressao constante dos ventos e do sal, a vida se agarra ao que pode, até à própria rocha... aqui abundam as árvores nascidas na rocha, verdadeiros bonsais naturais.