27.9.08

Um mês ou um mundo de distância?



Amanha fará um mês que deixei Lisboa, e quinta-feira fará um mês que saí de Portugal. As saudades sao muitas, sobretudo porque sei que nao estou para voltar tao cedo, mas nao suplantam a decisao com que vim e a vontade de continuar fora. Este mês passou depressa e no entanto tenho a sensaçao de ter saído há já um ano... aprendi muita coisa, a nível pessoal, profissional, sinto-me mais versátil, forte, crescido, calmo, relaxado, auto-suficiente, mais aberto a uma série de dimensoes, com novas visoes sobre a minha vida, sobre os outros, sobre o amor, sobre o meu passado recente e até os motivos que me levaram a deixar o país. Sabe bem poder de novo escolher em vez de sermos determinados pelo que já somos e pelo que esperam de nós. Sabe bem entender que magoas que sentiamos como incomensuraveis, já nao têm peso nem valor perante a felicidade que sentimos neste momento. Começo nao apenas a entender porque vim, mas também a encontrar parte do que procurava. Até coisas que nao sabia que procurava. Nao tenho motivo em particular para estar feliz - há 3 dias que estou constipadíssimo, estive a trabalhar de camarero por entre ranho, tosse, espirros, febre e dor de cabeça, apesar de medicado; o trabalho é duro e já estava pelos cabelos; terminou ontem , e pagaram-me menos do que estava acordado (amanha apresento queixa nas comisiones obreras); nao tenho dinheiro que chegue para continuar a viagem, ou seja, seguir para os pirinéus, sem passar por Lisboa para vender coisas; fiquei a saber que dos 300 euros que o jc me emprestou, só me vao chegar 230, porque alguém em minha casa em Lisboa (!!!???) gamou dinheiro que estava dentro de uma caixa no quarto do fer... - e no entanto estou feliz. Os últimos acontecimentos na comunidade em Lx sao como que a confirmaçao da oportunidade da minha partida, de alguma forma uma desilusao, mas eu já a pressentia. Foi um dos motivos que me trouxe, o preservar desses afectos, que estavam em risco, e pelos vistos vim em hora buena. Estou hoje a decidir, se passo por Lisboa ou nao. Mas estou já com o pensamento no país basco, algures na fronteira entre país basco "espanhol e iparralde, porque o trabalho abunda aí neste momento - está a começar a altura das estâncias de ski e outras coisas invernais, e por outro lado porque isso me coloca perto do pauet, e queremos estar perto um do outro.

Enfim, talvez me veja forçado a passar por lisboa, mas nunca mais de 2 semanas. Vou agora ver preços de bilhetes e essas coisas, e estou â espera de respostas de amig@s sobre trabalho e casa pelos pirineus, para poder tomar uma decisao. Certo, certo, é que continuo com a mesma decisao, o mesmo espirito, e me sinto muito, muito bem comigo mesmo.

Hey, vivam as argilas desta ilha! A minha dermatite, aquela provocada por "um grande stress emocional", e que os médicos me disseram ser para a vida... está praticamente curada :)
Talvez isso queira dizer que as liçoes que havia a aprender estao aprendidas, que as prioridades mudaram, e as visoes, e o que é importante, e o coraçao se encontra sarado. Assim o sinto :)
Levo uma garrafona de argila comigo na partida, para terminar o processo :)