17.4.06

Coisas para ouvir ainda em Abril

JUMP IT - mais uma das minhas brincadeiras instrumentais, esta data p'raí de 2003. Já repararam que uso muito o termo brincadeira ou equivalente, é para que não pensem que me levo demasiado a sério :)

E para que o blog não se fique pelo funk, algum jazz para equilibrar: Dicas de Concertos e Jam Sessions, a maioria à borla ou muito perto disso, nos dias que faltam para o fim do mês.

Hoje à noite, no Cefalópode, o meu prof de guitarra Nuno Ferreira coordena mais uma Jazz Open Jam Session, desta vez com convidados do trompetista Johannes Krieger. Dia 24, uma nova sessão, com convidados de Moisés Fernandes, igualmente trompetista.

Muito apetitoso para quem goste de Django Reinhardt e do jazz cigano anos 20/30 é "Gipswing", uma proposta dos guitarristas Fredo Mergner e João Maló para ouvir no mesmo local no dia 21. A entrada só custa 3 euros.

Agora anotem duas alternativas para dia 22. Uma, para quem ande pelo Porto: o meu prof de História do Jazz, o guitarrista José Dias, toca nessa noite no Espaço Maus Hábitos. Para quem ande por Lisboa, aconselho definitivamente a ida ao Santiago Alquimista para ouvir uma sonoridade mais difícil de definir, mais a dar para o rock alternativo, mas que deixou as melhores impressões no último concerto que deram por lá. Refiro-me a Mélange, com o meu amigo e colega Rui Guerra no piano e na voz.

Mais uma sugestão, mais um professor meu (que tendencioso), o guitarrista Afonso Pais: dia 27 toca no Hot Club o Zzaj Quartet, que fica completo com Júlio Resende (piano), Nelson Cascais (ctb) e Paulo Bandeira (bat). Prazer garantido, já não asseguro é nada quanto ao preço de entrada, o Hot é um bocadinho mais caro que os outros sítios... mas lembrem-se que os músicos têm que viver, e são eles que beneficiam do dinheiro da porta, normalmente...

Quem não esteja para aí virado, pode ir à borla ouvir no Cefalópode o Combo da JBJazz que representou a minha escola na recente Festa do Jazz no Teatro São Luís. A entrada é à borla e eu estou lá garantido, a partir das 22h30, para ouvir os meus colegas Carina Jorge (voz), o Telmo Campos (sax tenor), o Rogério Nunes (piano), o Ricardo Brito (guitarra), o Luís Rosa (contrabaixo), e o Alexandre Alves (bat). Gostei muito de os ouvir no São Luís, e a coisa deve melhorar com o ambiente mais intimista e descontraído do local.

Stay cool, encontramo-nos por aí.